Wednesday, June 17, 2015

Manhattan - um dia de Arte


Ok, não subestime o metrô de NY!
São MUITAS linhas, e é preciso ficar atento.
As linhas são bem explicadas e até agora também achei bem sinalizados.  

Mas, como eu não posso deixar de ser iEU, Manuzei, e peguei o metrô até a estação Atlantic Av., para trocar de linha (a B). Até aí, sucesso! 
Mas eu só esqueci de me atentar para a direção do metrô, ou seja voltei de onde parti...


Tudo estaria bem se eu não estivesse no metrô escrevendo essa parte, enquanto a Vivi estava lá no MoMA me esperando (só pra te posicionar, cheguei da Philadelphia e vim pra NY de trem. Resolvi ir encontrar uma amiga que está de férias por aqui!).

Eu uso muito o Google Maps para ver as opções de caminho para o meu destino. É possível estimar o tempo de viagem e uma dica pra quem não tem plano de dados enquanto viaja: depois que vc escolhe a melhor opção de trajeto com a internet ativada, é possível apenas com o wifi ligado (mesmo com o pacote de dados desligado)  ver a sua posição, a bolinha do mapa mostra o local que você está. Ou seja, você tem um mapa que cabe na palma da mão (enquanto a bateria durar, rsrs) Isso tudo por uma questão de modernidade, Meu Bem! 

Cheguei na estação de trem correta (!!!) e fui andando apenas um quarteirão, até ao MoMA (Museu de Arte Moderna), que fica na 53 Street, 11West. No meio do caminho encontrei a palavra HOPE (Esperança, em português), e fiquei feliz, claro que tirei foto (está no instagram @menumanu)! Essas letras andam pela cidade e cada dia está em um lugar diferente, então aproveite quando encontrar uma! Há Hope, I Love NY, Love... entre outras!

AH! tem wifi gratuito por aqui em todo o museu! 
O MoMA é um museu incrível, você pode ter experiências com algumas peças expostas. O valor indicado para adulto é de $25 dinheiros, 65 ou mais (com identificação) $ 18 dinheiros, estudantes $14 dinheiros. Atenção e dica que vale: toda sexta feira acontece um momento chamado Free Friday Nights, ou seja toda sexta-feira entre 16hs e 20hs a entrada é gratuita para todos os visitantes! Então, se a grana está apertada e você vai passar um tempo maior por aqui, aproveite! =)   

No museu não é permitido entrar com mochilas, só com bolsas. Há um guarda volume que você pode deixar, gratuitamente. Não é indicado que você deixe eletrônicos como ipod, ipad, notebook, passaporte, carteiras. 

No balcão de informações próximo da entrada é possível pegar um livreto azul com o mapa e guia em português do Brasil. Mas o MoMA é muito facil de andar, são 6 andares com opção de escada rolante e elevadores, banheiros e bebedouros em todos os andares, algumas opções de cafés e lojas para compra de livros de arte como também lembrancinhas. 


Van Gogh, Seurat, Picasso e Cezanne


A Maja Oeri and Hands Bodenmann e as famosas sopas,
sapatos e tudo mais de Andy Warhol

Exposição sobre o som (desde as tecnologias de amplificador
até as capas de LP que revolucionaram o mundo da música e designer)

Exposição da Yoko Ono que fica até 7 de setembro, acima a
interação que fez com que ela e Lennon se conhecessem.
As exposições são divididas em atrações fixas e as que ficam temporariamente, como por exemplo da Yoko Ono.

Acabei descobrindo como ela e Lennon se conheceram, segundo ouvi, em uma exposição da Yoko onde as pessoas interagiram com as peças dela, Lennon subiu na escada e com a lupa leu "YES". E com isso ele achou fantástico a artista plástica e depois de apaixonou - agem sabe confirmar essa história?-)

Passar parte do dia aqui, enquanto chove lá fora, é super agradável. Além de conhecer um pouco da história, você mergulha em um mundo fascinante!


Depois disso, fomos andando e almoçamos (quase jantamos porque já eram 16hs), e depois fomos andando para a Times Square, e foi ai que a chuva apertou! Nesse momento minha amiga e eu nos separamos. 
A chuva era tanta que quase perdi a minha super Havaianas da Mulher Maravilha que ganhei de aniversário.


Parei um pouco para esperar a chuva passar em um bar alemão que só tinha futebol nas telas, adorei me senti em casa! E como era no Happy Hour pedi uma taça de vinho branco ... o nome do bar é BXL Zoute (fica na 50W 22 street com a 6th Avenida).

Abertura da exposição em uma galeria de arte
Depois fui andando para o metrô, mas como a chuva passou eu fui andando e andando mais... até achegar em uma galeria de arte que estava abrindo uma exposição de um fotografo que passou os últimos 18 anos verões indo a uma praia e fazendo as fotos expostas aqui. 

O clima era autentico, bebidas liberadas e boa música para interação. As pessoas eram de todos os estilos, desde modeletes, artistas plásticas, pessoas super bem vestidas, pessoas que achavam estar bem vestidas, gente com roupa igual, gente cheirando mal e gente super bem perfumada, crianças, (como por aqui as pessoas levam as crianças para todos os lugares, e elas vão crescendo e aprendendo a interagir).

As pessoas se aproximavam de mim para perguntar se estava sozinha, de onde eu era. Tive a oportunidade de conhecer um fotografo que passou um ano morando na Barra da Tijuca treinando jiu-jitsu.

Enfim, depois disso eu com uns bons drinks, sai determinada a comer um delicioso Falafel que comi ano passado e de acordo com o mapa do Google Maps, estaria apenas 20 minutos. Fui e aproveitei! Por apenas 2 dinheiros me deliciei nessa gastronomia árabe! Deixei um pouco de molho cair na bolsa e um senhor me emprestou o lenço umedecido com cheirinho de coco, que me fez lembrar do Havai!

Noite West Village 
O Mamoun's Falafel fica na 119 Macdougal St. Ientre a Minetta Ln e W 3rd. St., tem dois banquinhos na frente, uma lata de lixo, e opções bem apimentadas para quem gosta de uma pimenta. É uma parada rápida, come e segue caminho. E foi o que fiz.

Na esquina seguinte estava a estação de metro que eu pegaria para casa*, o Brooklyn.

Tudo o que queria era tomar um banho delicioso e deitar na cama. Mas estava atenta com o metrô e antes de perguntar para uma pessoa sobre a direção correta, me deparei com uma máquina touch screen, que indicava tudo! Perfeito! Era o que eu precisava para pegar o metro certinho, chegar a casa, descansar e aproveitar melhor o dia seguinte! 

Um beijo! Tchau até o próximo post no blog ou durante o dia no Insta @menumanu =)






No comments:

Post a Comment