Sunday, January 25, 2015

Atacama – VALLE de LA LUNA, Chile


Quando cheguei ao Hostel  e eu cheguei tarde [porque meu Voo de Santiago x Calama atrasou bastante], a primeira atitude que tomei, OK a segunda, depois do meu “-Boa noite, desculpe pelo horário”, foi planejar e programar meus passeios turísticos. E eu só falava do Vale de La Luna, ela a minha Disney do momento.

E chegando ao Vale, uma sensação de que realmente estava em um lugar fora da Terra. Dias antes da minha chegada, havia chovido bastante e por conta disso não pude ver o por do sol. Sim, no deserto chove [!]

O Chile, e principalmente o Atacama está mito acima do nível do mar, então acho que acertei nesse passeio pois pude me adaptar com a altitude antes de explorar outros passeios mais altos.

Mas voltando ao Valle, aquele admirável visual novato para meus olhos, um tom de deserto, com montanhas saltando do chão [meu irmão que estuda Geologia, diria, “é uma falha...”], areias fininhas mas grossas e pesadas, buraquinhos no chão, dunas de todos os tamanhos e formatos, o céu azul lindo e limpo. Você fica parada, admirando o deserto por todos os lados. Não tem fim, até aonde seus olhos alcançam e se perdem é deserto e beleza.















Caminhei por uma trilha, onde me senti em um filme do Indiana, porque eram dois paredões altos, um de cada lado e um determinado momento sentia bem estreito.

A atração do Valle é toda voltada para a beleza natural, e contemplação da natureza, desde as formações geológicas, como as “Três Marias”, cavernas, paredões imensos aos tons do por do sol. Aliais uma grande atração é o por do sol, muitas pessoas fazem piquenique, para ver o sol se pondo.




E sobre o por do sol, de um lado o sol mergulhando nas montanhas e do outro um tom de lilás sendo tomado aos poucos pelo cinza, realmente o sol sabe brincar com as paletas de cores do céu. Nesse momento começa a esfriar um pouco também, e depois rapidamente a temperatura cai.


No comments:

Post a Comment